segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A inutilidade do mau-humor

É fato que todos nós passamos por momentos difíceis, sejam eles minutos, dias ou até mesmo anos. E que por conta desses momentos, nosso humor fica muitas vezes, insuportável, algumas vezes até para nós mesmos.

Qualquer inocente descuido de alguém ou alguma situação corriqueira, quando tem o azar de ir ao encontro de nossa pré-disposição para a ira, acaba despertando a fúria de um gigante.

A vida é, sempre foi e sempre será feita de coisas boas e ruins, momentos felizes e tristes. Nem sempre há equilíbrio entre eles, mas é fato que para algo ser bom ou ruim, só depende do ponto de vista, já que tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim.



Trazendo meu euinteriorrevolucinarioadolescente à tona, lembro que, sempre que aparecer alguma situação que nos deixe, digamos assim, desconfortáveis, devemos fazer o máximo que pudermos para tornar essa situação favorável à nós. Mudando a situação fisicamente.

Mas existem situações que estão fora do nosso controle e que por mais que a gente esperneie, brigue e/ou tente muda-las, todo nosso esforço será em vão.

Nesse tipo de situação, o máximo que podemos fazer é lembrar que tudo tem um lado bom e um lado ruim, e tentar enxergar o lado bom, mesmo que na maioria das vezes, isso seja mais difícil que tirar um ditador do poder. Mudando nosso ponto de vista da situação.



Pegar um ônibus lotado, dirigido por um motorista ignorante às 6 e meia da manhã todo dia é ruim? Sim, é uma merda. Mas tem outro jeito?



"Porra, vou ter que pegar esse onibus cheio pra caralho, blá blá blá..."



ou



"Graças a Deus que eu tenho dinheiro pra pagar minha passagem de ônibus pra poder ir trabalhar e quem sabe um dia comprar meu carrinho."



Muitas vezes, só depende de nós sermos felizes ou não.

2 comentários:

  1. pessimismo e otimismo são ingenuidades iguais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é nada é tão ruim que não possa ficar pior.... Zoa, texto muito legal cara !!!!

    ResponderExcluir

Nunca conseguirá me explicar.